Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Febre Chikungunya e Zika Vírus está dando surra no Ilheense

Dados da Vigilância Epidemiológica apresenta uma crescente nos casos notificados e suspeitos de Zika Vírus e Febre Chikungunya, isso se deve ao fato do município não está devidamente preparado para o combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.  A melhor maneira de combater o mosquito é eliminar os criadouros, não deixando água parada.

Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e levam a sintomas parecidos, como febre e dores musculares. Zika e dengue são do gênero Flavivirus,  já o chikungunya é do gênero Alphavirus.

As doenças têm gravidades diferentes. A dengue, que pode ser provocada por quatro sorotipos diferentes do vírus, é caracterizada por febre repentina, dores musculares, falta de ar e moleza. A forma mais grave da doença é caracterizada por hemorragias e pode levar à morte.

O chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras.


Já a febre por zika vírus leva a sintomas que se limitam a no máximo 7 dias. Apesar de os sintomas serem mais leves do que os de dengue e chikungunya, a relação do vírus com a microcefalia e a possível ligação com a síndrome de Guillain-Barré têm trazido preocupação.