
O Governo do Estado homologou o Decreto Municipal nº 11.443 assinado em dezembro pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que declarou Situação de Emergência por 180 dias, em função da estiagem.
Com homologação, a Prefeitura de Itabuna espera que sejam acelerados os trâmites junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional para o repasse de verbas para ajudar o município.
As principais consequências da estiagem, que atingiu a região entre o final de agosto do ano passado e o início de janeiro, foram a falta de chuva nas nascentes dos rios Almada e Cachoeira, que abastecem Itabuna.
O agravante foi a elevação de sal na água fornecida à população pela Emasa, que foi obrigada a buscar alternativa de captação em Castelo Novo, que sofre os efeitos das marés.
A Prefeitura também levou em consideração relatórios dos técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), sobre as perdas econômicas para agricultores familiares, agropecuaristas e produtores rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário