Com o tema “A Literatura nossa de todos os dias”, a II Feira Literária de Itabuna (FELITA) terá desde palestras, mesas-redondas, bate-papos com escritores, oficinas e exposições, lançamentos de livros e espaço infantil.
Realização da Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), a FELITA acontece de 21 a 24, no Centro de Cultura Adonias Filho. O evento será aberto oficialmente na quarta, 21, às 19h.
Às 20 horas haverá apresentação com a atriz e escritora Elisa Lucinda, com o tema “A Literatura nossa de cada dia”, seguido de sessão de autógrafos. No segundo dia, a literatura negra no Brasil será o destaque.
Haverá uma palestra sobre a influência da religiosidade de matriz africana na literatura brasileira, seguida de um debate sobre memória e identidade, com Ana Gonçalves e Nelson Maca.
O terceiro dia será dedicado à literatura de cordel, com uma palestra do estudioso Bráulio Tavares, seguido de um debate com a coordenadora do Proler, professora Glória de Fátima Lima dos Santos.
Também participa o escritor e cordelista Jotacê Freitas, que pela manhã vai ministrar uma oficina de escrita criativa na área de literatura de cordel.
O quarto dia será dedicado à literatura de ficção, em especial ao escritor grapiúna Adonias Filho. O professor Lourival Piligra fará a palestra “Escritor criador de mitos”, seguido de um debate sobre o trágico na obra de Adonias Filho.
Para o debate foram convidados os escritores Jorge de Souza Araújo, Aleilton Fonseca e o filósofo Sávio Rosa. Em todos os dias haverá programação infantil a partir das 9 horas.
As crianças terão oficinas de conto, literatura de cordel, poesia e oralidade, além de xilogravura, grátis. O programa completo está em www.feiraliterariadeitabuna.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário