Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Alerta, Ilhéus tem primeiros casos de Chikungunya



O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Ilhéus confirmou os primeiros registros de Chikungunya. O setor está em alerta desde que os casos foram registrados na Bahia.

Há um ano, a Vigilância tem notificado, investigado e coletado amostras de casos suspeitos, que são enviados ao Laboratório Central (Lacen) do Governo do Estado, em Salvador.

De acordo com o diretor de Vigilância, Antonio Firmo, o trabalho se intensificou no último mês, devido ao aumento de casos suspeitos que, após coleta e exames, foram agora confirmados.

O secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké, afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para o tratamento e para evitar novos registros através do bloqueio costal, com inseticida.

O secretário alerta os profissionais das unidades de saúde para a importância da notificação imediata, em até 24 horas, de todos os casos compatíveis com a febre Chikungunya, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue.

Outro alerta é feito por Antonio Firmo, para que a população intensifique as medidas de prevenção contra o Aedes Aegypti, evitando a criação, proliferação do mosquito e, consequentemente, a transmissão do vírus.

Para isso, é fundamental que as pessoas eliminem os criadouros do mosquito, verifique se as caixas d ́água estão bem fechadas, não acumulem vasilhames no quintal, verifiquem se calhas estão entupidas, coloquem areia nos vasos.

A Chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti (o mesmo que transmite a dengue) e pelo mosquito Aedes albopictus.

Os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre súbita, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. As dores nas articulações são intensas, sendo as mãos e pés mais afetados.
fonte a região

Nenhum comentário:

Postar um comentário