O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou nesta quarta-feira
(6) que durante os próximos dois meses haverá feriado nas sextas-feiras como
parte de um "plano especial" para poupar energia elétrica diante da
severa seca provocada pelo fenômeno El Niño.
O decreto estabelece "todas as sextas-feiras como
dia não laboral, a partir da sexta (8) desta semana" e até o dia 6 de
junho, disse Maduro em uma mensagem pela TV estatal.
Após fazer um "apelo à consciência nacional"
para que todo o país apoie a iniciativa, Maduro também ampliou para nove horas
diárias o racionamento elétrico para shoppings e hotéis, que já vigorava desde
fevereiro passado.
Após o governo venezuelano declarar toda a Semana Santa
como feriado para poupar água e eletricidade, Maduro admitiu que o país
enfrenta "uma situação extrema" pela queda dos níveis das 18 represas
do país.
Maduro também exigiu que as indústrias estatais reduzam o
consumo de energia em 20%, do mesmo modo que a administração pública.
A Venezuela, que viveu uma
dura crise elétrica em 2010, ainda sofre constantes apagões, especialmente nas
províncias.
G1

Nenhum comentário:
Postar um comentário