"O sentido do jejum é nós aproximar de Deus. Jesus jejuou para estar em
intimidade mais profunda com o Pai. Para mim, o jejum funciona como uma
'ligação' direta com Deus", relata a pedagoga Alessandra Alves, de 38
anos, sobre a experiência de "jejuar" de redes sociais durante a
Quaresma. Ela abriu mão dos sites e programas de interatividade virtual
para ter mais momentos livres de oração. Assim como Alessandra, o
estudante Vinícius Lima e a jornalista Élide Alves também ficaram longe
das redes sociais, além do chocolate e bebida álcoolica, durante o
período.
Os três fiéis jejuaram durante a Quaresma. Eles começaram na
Quarta-Feira de Cinzas, no mês de fevereiro desde ano, e assim
permaneceram por 40 dias. O jejum foi concluído neste Sábado de Aleluia
(26), um dia antes do Domingo de Páscoa (27).
"O jejum que a igreja pede é uma 'imitação' do jejum que Jesus fez
antes de começar sua 'Paixão'. Ele sabia que seria condenado, então foi
se preparar para os momentos que viriam [crucificação e morte]. Então, o
jejum pode ser concluído na na Quinta-Feira Santa, quando começa o
Tríduo Pascal, um tempo solene de três dias que englobam o caminho para o
calvário na quinta-feira, a morte na Sexta-Feira Santa, e a
ressurreição no Sábado de Aleluia. Mas continuo no mesmo clima de
oração, no meu propósito de jejuar até o sábado", relata Alessandra.
Durante a Quaresma, é comum observar os católicos aderindo a esta
prática que é recomendada pela igreja como instrumento de santificação
da alma, de controle do corpo e equilíbrio emocional.
