Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Primeiro passo para entender as provas da CONSULTEC organizadora do Concurso da Prefeitura de Ilhéus

A partir de hoje estarei aqui apresentando alguns passos importantes para um bom desempenho na prova do Concurso da Prefeitura de Ilhéus. Vale lembrar que a prova não é difícil, difícil e cansativo foi o ENEM com seus longos textos, com cálculos que até mesmo graduados se perdem em encontrar uma resolução.

Caso você não tenha experiência em concursos públicos você terá dificuldades, concomitantemente a prova tem suas características próprias da organizadora que ela vem utilizando no decorrer dos anos, aplicando e organizando concurso e vestibulares. 

Então, para fazer este esboço/texto eu peguei dez provas de concursos realizados pela CONSULTEC. Entretanto, o estudo deve ser direcionado ao que realmente cai naturalmente, isso não significa que a banca não pode cobrar algo diferente. A minha análise observou provas de português aplicada pela CONSULTEC em dez municípios de diversos estados, e percebi que ortografia, crase, teve poucas questões. Neste primeiro passo analisarei as provas de caráter interpretativo.


Os assuntos mais cobrados são os seguintes:

Compreensão e interpretação de texto, todas as provas de português da organizadora citada vem com um texto logo no inicio, ás vezes cansativo. Sendo assim, as perguntas serão redirecionada a compreensão do estudante baseado no texto, logo essas perguntas encare com naturalidade:

a) O texto fala sobre? 
b) Marque a alternativa que estiver correta ou introduzem o "incorreta".
c) Sobre o texto podemos afirmar...
d) A frase a seguir em itálico se refere a.... 
e) No período a palavra tal quer dizer...
f) O propósito do texto é?
g) Identifique as Verdadeira e as Falsas no texto.
h) A estrutura do texto é marcada pelo...
I) Inexiste a correspondência entre as palavras citadas no texto... neste modo a CONSULTEC tem a mania de em cada letra colocar uma parte de uma linha citando, muita atenção.  

Compreensão de texto envolve parte do texto ou todo o texto, observação de linguagem coloquial e formal, tudo isso é de extrema importância para resolver uma prova. Todo itálico, aspas, negrito, tem uma carga semântica para ser transmitida, ao mesmo tempo uma preparação é a introdução para a eficácia de uma leitura e interpretação de texto.

Os aspectos linguísticos tem a ver com o falar, com o cotidiano, com dia-a-dia do povo brasileiro, ás vezes o texto introduzido está inserido em um determinado local, época, cultura que tem aspectos folclóricos e culturais.

Se me der coragem escrevo mais, prefiro falar sobre isso que escrever sai mais interessante e engraçado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário