Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Segunda dica para a prova da CONSULTEC organizadora do Concurso da Prefeitura de Ilhéus

Ainda em Português, a CONSULTEC deve cobrar uma questão no mínimo de predicação verbal. Deste modo, muita atenção quanto a predicação, pois os verbos podem ser intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto ou verbo de ligação.

Vamos exemplificar cada um, sendo que a maioria das questões que envolvem predicação vem fundamentado com um texto, um quadrinho, uma imagem com frase, entre outras formas. 

Verbo intransitivo: são aqueles que não possuem complemento, se constitui sozinho, ou seja, são completos por si. Não possuem objeto direto ou indireto.

Exemplo: Pássaros leves e negros voavam nítidos no ar puro - Frase de Clarise Lispector

Voavam não necessita de nenhum complemento para explicar o sentido de voar. 

Verbo transitivo direto - são aqueles que necessitam de um complemento não preposicionado chamado objeto direto.

Exemplo: O olho da vida inventa o luar. - Letra de Gilberto Gil

Perceba quando você pergunta ao verbo, inventa o que? Imediatamente necessitará de um objeto direto ligando sem a necessidade de uma preposição e dando sentido a frase. 

Verbo transitivo indireto - são aqueles que é obrigatório um complemento preposicionado conhecido de objeto indireto.

Exemplo: O Dr. Marcus sonhava com o carro.

Perceba que sonhava é um verbo transitivo indireto que necessita de um complemento e com preposição obrigatória. Logo, com = preposição e o carro= objeto indireto. 

Verbo transitivo direto e indireto - Esse tipo de verbo necessita para ter sentido de dois complementos sendo um objeto direto e outro indireto. 

Exemplo: O professor entregou sua nota ao coordenador. 

O fato de entregar, no caso entregou é um verbo transitivo direto e indireto, o que ele entregou? a nota logo, sua nota é objeto direto complementando e dando sentido a frase, entregou a quem? ao = preposição e coordenador = objeto indireto. Essa função sintática é simples, pois ele (objeto indireto) é o complemento, o verbo pede complemento. 

Verbo de ligação - é o verbo sem significação precisa que serve apenas para ligar o sujeito a uma característica conhecida popularmente como predicativo do sujeito. 

Exemplo: O homem está com febre.

Desta maneira, está é um verbo de ligação, pois expressa uma condição do sujeito e com febre predicativo do sujeito, conforme apresenta uma característica do sujeito. 

Espero ter ajudado, com mais tempo vem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário