Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Projeto Mãos que Previnem orienta estudantes em Itabuna

Educar, conscientizar, estreitar os vínculos entre polícia e escola, conhecer a comunidade local e suas reais necessidades, bem como reduzir a incidência de jovens no mundo do crime. Esses são os objetivos do projeto Mãos que Previnem, iniciado nesta terça-feira (23), pela Base Comunitária de Segurança (BCS) Itabuna, localizada no bairro Monte Cristo.

O projeto, que tem duração de quatro semanas e atende cerca de 200 alunos do ensino fundamental, com idades entre 5 e 9 anos, é realizado na Escola Municipal Verdes Campos, na Ong Padre Tonucci e no Grupo Escolar Amélio Cordier. Os alunos participam de atividades educativas, lúdicas e de conscientização.

Policiais da BCS, numa linguagem acessível às crianças e no contexto social em que elas vivem, abordam temas como Polícia Amiga, direitos fundamentais e deveres, drogas e seus efeitos, violência nas escolas, higiene e saúde, relacionamento familiar. "Somos orientadados sobre a atuação da polícia pra defender a comunidade e também para o risco das drogas”, afirmou Gabriela Oliveira Santos, 9 anos, estudante do 3º ano do ensino fundamental. Perguntada sobre a profissão que pretende seguir, Gabriela responde sem hesitar: “policial militar”. 


“Ficamos sabendo dos riscos do mundo do crime para os jovens e também como é importante se manter no bom caminho e respeitar nossos pais e professores”, disse Carlos Henrique Oliveira Lopes, de 9 anos, que também pretende ser policial. 

Mudança de comportamento

A vice-diretora da Escola Municipal Verdes Campos, Duzi Darli Pereira Matos, ressaltou que percebe uma mudança no comportamento dos alunos, “com a diminuição da agressividade, a valorização da família e da escola, evitando cair no mundo da marginalidade, que é uma coisa bem próxima da realidade dessas crianças. Essa é uma oportunidade para que eles possam trilhar um novo caminho”.

O soldado PM Lucas Curvelo, da Base Comunitária do Monte Cristo, que participa do projeto, afirma que “é gratificante poder contribuir para integrar ainda mais a polícia com a comunidade, incutindo nas crianças noções de cidadania. É preciso que as crianças passem a ver a polícia como uma instituição amiga, que existe pra combater o crime e proteger a população”.

Para a comandante da Base Comunitária de Itabuna, tenente PM Heidilane Nascimento, “o projeto é uma ação preventiva, orientando as crianças sobre seus direitos e deveres, aproximando os pais das escolas e mostrando que eles também têm responsabilidades no processo de formação dos filhos”. Ainda de acordo com Heidilane, “a Base Comunitária tem esse foco na prevenção, promovendo e apoiando ações que melhoram a qualidade de vida da população”.

Sobre a BCS

Implantada no dia 21 de setembro de 2012, a Base Comunitária de Segurança de Itabuna, localizada no bairro de Monte Cristo, que integra o programa estadual Pacto pela Vida, é uma ferramenta de policiamento comunitário. O objetivo é promover a convivência pacífica em localidades identificadas como críticas, melhorando a integração das instituições de segurança pública com a comunidade local e reduzindo os índices de violência e criminalidade. Sua atuação abrange os bairros Monte Cristo, Antique, Santa Inês e Pedro Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário