Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Autorizada reabertura do aeroporto de Jequié, na Bahia

Após passar por intenso cronograma de obras, executado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), a Secretaria de Aviação (SAC) da Presidência da República aprovou a reabertura do tráfego aéreo no Terminal Vicente Grilo, em Jequié, sudoeste da Bahia. A autorização já foi publicada no Diário Oficial da União. A retomada de atividades do terminal depende, ainda, do cumprimento de procedimentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com o coordenador-geral do Programa de Aviação Regional, Marcio Maffili, além de certificar a volta das operações no atual aeródromo, a Secretaria já trabalha na prospecção de um novo sítio aeroportuário para o município. O objetivo é ampliar a atividade local de aeronaves, o que só pode ser feito mediante novas condições técnicas de localização do aeródromo.

Entre as intervenções realizadas no atual aeródromo pelo governo do Estado estão serviços na área patrimonial, pista de pouso e decolagem, construção do terminal de passageiros e sinalização, biruta e revestimento asfáltico em toda pista.

“Buscamos atender o anseio da comunidade e ampliar os investimentos em Jequié, um importante centro regional para a Bahia. Nosso primeiro passo foi reabrir o atual aeroporto e agora vamos planejar o novo sítio aeroportuário”, afirma o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti.

O aeroporto de Jequié está a 205 quilômetros do polo turístico de Ilhéus, cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos, e a 169 quilômetros de Maraú, na Baía de Camamu, a terceira maior baía do Brasil. Faz parte da zona turística chamada Costa do Dendê e é um dos principais destinos turísticos do estado. Em 2012, o terminal foi interditado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e havia tido sua inscrição cancelada.


Conexão regional

Jequié e outros 19 municípios baianos estão entre os aeroportos contemplados no Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação. O investimento previsto é da ordem de R$ 7,3 bilhões para construção e reforma de 270 aeródromos em todo o País. O programa foi criado com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras.

O investimento é oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que só pode ser investido de volta no próprio setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados ou municípios.

Mais de 40 milhões de brasileiros vivem, hoje, a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região. O programa trabalha para encurtar essas distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população esteja a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aeroportuário.

Fonte: SAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário