Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ilhéus já vacinou mais de 17 mil cães e gatos contra a raiva


A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus segue com a campanha antirrábica até o próximo dia 29. O objetivo é alcançar a meta de vacinar em torno de 33 mil cães e gatos contra a raiva. A mobilização, que teve o Dia D no último sábado, 16, já conseguiu imunizar mais de 17 mil animais com mais de três meses de idade em todo o município. As doses continuam disponíveis no Centro de Atenção Especial (antiga fundação Sesp, na Avenida Canavieiras) e na Associação de Moradores do Hernani Sá, localizada na praça principal do bairro.

De acordo com chefe da Vigilância à Saúde da Sesau, Antônio Firmo, que coordena a campanha antirrábica no município, após 30 dias de aplicada a vacina, a segunda dose deve ser ministrada. A partir daí, a imunização será anual. “É importante preservar o bem estar dos cães e gatos e também dos humanos. A imunização é imprescindível, porque ano passado não tivemos campanha regular. Este ano é necessário que a população faça a sua parte, levando os animais às unidades de saúde”.

 Firmo salienta que equipes volantes vão continuar a vacinar na zona rural.

Cuidados – Cães e gatos devem ser vacinados contra raiva para diminuir sua exposição ao vírus, que pode ser transmitido aos animais por mordida de morcego. Quando a raiva passa ao ser humano é quase letal. A transmissão pode acontecer por meio de mordida, arranhões, lambidas, ou contato com a mucosa dos animais contaminados.


SECOM - PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário