Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Região do sul da Bahia é considerado o principal local de reprodução de baleias jubarte do Atlântico Sul

O nome não é por acaso. Cerca de 90% das baleias jubarte que chegam ao litoral brasileiro escolhem a Costa das Baleias para reprodução. Localizada no extremo sul da Bahia, a região engloba os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri, além do arquipélago de Abrolhos, formando uma paradisíaca faixa litorânea. Além disso, a Costa das Baleias ainda preserva traços da arquitetura colonial, já que essa foi uma das primeiras regiões ocupadas pelos portugueses no Brasil.

A Costa das Baleias ocupa uma faixa de aproximadamente 180 quilômetros, indo até a divisa com o Espírito Santo. O município mais ao norte da região é Prado, vizinho de Porto Seguro, que fica a cerca de 800 quilômetros de Salvador. A cidade é conhecida por suas praias, mas também por abrigar o imponente Monte Pascoal, o primeiro pedaço de terra visto pelos portugueses no Brasil (pois é, ele fica em Prado, e não em Porto Seguro). Hoje, a montanha é protegida por um parque nacional.

Publicidade
Prado tem o maior litoral da Bahia, com cerca de 80 quilômetros. As praias mais badaladas são as do Novo Prado, Paixão e principalmente Cumuruxatiba, onde há boa infraestrutura de quiosques e restaurantes. Mais afastadas e igualmente belas, Guaratiba, Viçosa e Ponta do Corumbau são alternativas para quem quer fugir das grandes aglomerações. Em comum, faixas de areia que se misturam com rios caudalosos, e falésias que parecem servir de fortaleza natural.

Já a cidade de Alcobaça tem estrutura um pouco mais simples, e não costuma receber a horda de turistas dos municípios vizinhos. Mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. A cidade também tem boas praias, com destaque para a Praia do Centro, Alcobaça e do Farol. Todas as orlas têm boas opções de quiosques e restaurantes.

Mais adiante, Caravelas é famosa por ser o ponto de partida para o arquipélago de Abrolhos. No entanto, o município tem seu charme estampado em um extenso conjunto de construções coloniais. Por conta da proximidade com rios, as praias de Caravelas tem águas relativamente mais turvas. Se pretende apreciar o mar da região, consulte as agências de viagem do município para conhecer o Abrolhos, que fica a cerca de 70 quilômetros da costa.

Abrolhos é um dos melhores pontos de mergulho do Brasil. O arquipélago é naturalmente protegido por imensos recifes de corais que chegam a aflorar das águas. Por isso, o local tem uma das maiores biodiversidades marinhas do Atlântico Sul, e é a região mais procurada pelas baleias jubarte para reprodução (cerca de 90% dos animais que chegam ao Brasil escolhem Abrolhos). A melhor época para ver esse fenômeno é entre agosto e novembro.

Por conta dessa geografia peculiar de recifes, Abrolhos também é um dos lugares com maior índice de naufrágios do Oceano Atlântico. Em toda a história, dezenas de navios já se colidiram com os corais, formando um verdadeiro cemitério de embarcações submersas. Essa é mais uma atração inusitada que torna o mergulho ainda mais especial em Abrolhos.


No entanto, o acesso ao arquipélago é bastante limitado, já que ele é protegido por um parque nacional. Agências de viagem de Caravelas costumam realizar o passeio, que é feito a bordo de um catamarã. Não há infraestrutura turística em Abrolhos.

As cidades mais ao sul da Costa das Baleias são Nova Viçosa e Mucuri, já na divisa com o Espírito Santo. Em ambas, a grande atração é o ecoturismo, já que as praias dessa região são mais intocadas, e se misturam com manguezais, dunas e trilhas. Se tiver um tempinho a mais, aproveite para esticar seu roteiro até Itaúnas, já no Espírito Santo. O vilarejo fica no município de Conceição da Barra, e se destaca por suas praias ornamentadas por imensas dunas, e também pela atmosfera rústica.
 
Como chegar

Assim como quase todo o litoral baiano, a Costa das Baleias é conectada pela BR-101. De Salvador, são cerca de 800 quilômetros até Prado, cidade mais ao norte do circuito que faz divisa com Porto Seguro. De Vitória, são aproximadamente 330 quilômetros até Mucuri, cidade mais ao sul.

Pura Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário