Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Satélite: Anvisa autoriza Bahia a produzir e comercializar primeiro teste rápido da Zika

A Bahiafarma marcou um gol e tanto na batalha contra a zika. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro autorizando a fábrica de medicamentos do governo do estado a produzir e comercializar o primeiro teste rápido para detecção do vírus no Brasil. A liberação será publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, quando o governador Rui Costa e o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, anunciam à imprensa a vitória da Bahiafarma na corrida contra gigantes do setor. Entre as quais, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que chegou a comemorar a obtenção do registro no início do ano, ainda não concedido pelas autoridades sanitárias. Na ocasião, Rui e Vilas Boas vão detalhar também o número de testes que serão produzidos mensalmente na unidade, em parceria com o laboratório sul-coreano Genbody Inc.
Jogada ensaiada

Inicialmente, a  meta da Bahiafarma é comercializar para o Ministério da Saúde todos os testes rápidos de zika produzidos no estado. Como possui capacidade para fabricar centenas de milhares de unidades do produto, volume suficiente para atender o SUS em escala nacional, a Sesab cogita, no futuro, absorver também a demanda da rede privada.  O registro da Anvisa é resultado direto do processo de reestruturação iniciado há cerca de um ano, com a chegada do farmacêutico Ronaldo Dias ao comando da Bahiafarma, que enfrentava dificuldades para sair do estado de paralisia. Mestre em Tecnologia de Imunobiológicos pela Fiocruz e especialista em Diagnóstico Molecular, Dias foi responsável direto pela maioria dos acordos de parceria para desenvolvimento e  produção de medicamentos firmados pela Sesab com grandes laboratórios, como Gilead Sciences, Novartis e Biocen.

Ponto de mutação

Um dos mais requisitados especialistas em Direito Eleitoral na Bahia, o advogado Ademir Ismerin iniciou uma cruzada pelo interior, com objetivo de alertar dirigentes de partidos e candidatos sobre a necessidade de contratar contadores experientes para dar suporte às campanhas deste ano.  De acordo com Ismerin, a partir de agora o sistema de prestação de contas da Justiça Eleitoral terá que ser alimentado quase em tempo real, com informações diárias das receitas e despesas. “As regras e a fiscalização endureceram bastante. Qualquer erro contábil ou irregularidade abrirá espaço para impugnações de candidaturas ou cassações de mandato. Não dá mais para contar com profissionais sem qualificação. Os riscos são grandes ”, afirmou.

"Ô amigo, não temos força para influenciar o JN, sugira essa pauta a eles", Lúcio Vieira Lima, Deputado do PMDB, ao ironizar postagem no Twitter que indagava se a bancada do partido iria solicitar a íntegra da gravação contra o senador Romero Jucá para entregar ao Jornal Nacional.


Lupa na mão
Rivais do prefeito de Candeias, Sargento Francisco (PSD), estão de olho no leilão para escolher o banco que vai gerir o caixa do município e as contas para pagamento de servidores e fornecedores da prefeitura, hoje nas mãos do Banco do Brasil. A oposição suspeita da proximidade entre a licitação e a disputa eleitoral.

Livre para voar
Parte da cúpula dos tucanos no estado vai aumentar a pressão para que o secretário de Urbanismo de Salvador, Sílvio Pinheiro (PSDB), deixe o cargo até 2 de junho. Querem que ele esteja apto a ocupar a vaga de vice do prefeito ACM Neto (DEM), caso o partido seja beneficiado nas negociações com Thomé de Souza.

Pílula
Pausa para o fado:  O ex-governador Jaques Wagner e a mulher, Fátima Mendonça, desembarcaram domingo em Lisboa, no voo TAP 0022 que partiu de Salvador no sábado.  Chamou a atenção dos passageiros a cara de poucos amigos do petista.

Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário