Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tocha Olímpica é recebida com muita festa em Itacaré e lota ruas da cidade

04 condutores fizeram o Revezamento da Tocha Olímpica, por 1 km em Itacaré neste domingo (22). A coordenação foi da prefeitura de Itacaré.

05 horas da manhã e já havia muitas pessoas se preparando para fazer parte de um momento histórico e impar que iria marcar para sempre a memória da cidade. Itacaré iria entrar para a história das Olimpíadas como uma das cidades escolhidas para fazer o Revezamento da Tocha Olímpica – Rio 2016.

A chama Olímpica que foi acesa na Grécia, no dia 21 de abril, acendeu a cidade de Itacaré nesta manhã de domingo, dia 22 de maio. Algumas horas depois, 9 horas da manhã e já estavam todos lá, ensaiando os gritos de olé. A exatos 9h54m, chegava a Tocha Olímpica em Itacaré.

Organizado, unido, hospitaleiro, o povo de Itacaré deu show de receptividade e de espírito esportivo e olímpico. Itacaré recepcionou os condutores e anfitriões da chama olímpica na cidade mostrando que a maior chama que foi acesa neste dia, independente de partidos políticos, foi a chama do amor que sua gente tem pela sua cidade e na hora certa aparece para apoiar e ver a sua cidade mais alegre.

A festa foi tão bonita que os próprios membros da Comissão Nacional  reconheceu para nossa equipe de reportagem que Itacaré foi a cidade pequena mais organizada até aquele momento. E gostou do que viu, viu gente alegre, viu um pouquinho da cultura da cidade, um pouquinho do esporte local, um pouquinho do calor e da chama do povo de Itacaré.




Os condutores

Nem mesmo, a indicação de condutores desconhecidos da cidade, com apenas um condutor local, tirou o brilhantismo da festa. Alguns até criticaram a escolha dos condutores que foram selecionados pelo próprio Comitê Olímpico, neste caso, não houve interferências da prefeitura municipal.

Os condutores são indicados dos patrocinadores, em Itacaré foram eles: Jailton dos Santos Batista, atendente comercial de Ilhéus – funcionário dos correios; Akiko, é baiana, mas mora em São Paulo, atua como gerente de marcas; Itamar Soares de Jequié, professor universitário e Marcos Vinícius de Itacaré, que reside no município há 09 anos e atualmente é secretário de assuntos estratégicos do município e acabou entrando de última hora para substituir a canoísta Valdenice Conceição que foi a indicada da prefeitura e estava no mundial de canoagem da Alemanha.

Luiz Quadros nos informou que falou com Fellipo  e Rian,  coordenadores do Comitê Olímpico, por telefone neste Sábado (21) e indicou mais 02 nomes para possíveis condutores caso precisassem substituir as duas pessoas que faltaram, foram os canoístas, Martinha Ferreira e Mateus Cruz, ambos campeões internacionais de canoagem.

De acordo explicações de Marcos Vinícius, o Comitê não conseguiu substituir a condutora por outro nome indicado por questões de tempo hábil para fazê-lo, e sugeriu que ele próprio conduzisse a Tocha por Itacaré, no último trecho: “Fui o primeiro a dizer que havia outras pessoas mais representativas, só que foram rigorosos e não havia mais tempo. Me deram roupas e instrução dentro do micro-ônibus e eu não sou de ´correr do pau´ e aceitei o desafio e representei Itacaré”.  E fez bem, a alegria estampada no rosto do condutor representou bem Itacaré.

Controvérsias à parte, a festa foi bonita, e pudemos observar que os condutores da Tocha, nem sempre são grandes desportistas ou da própria cidade como todos esperam, o Comitê Olímpico Brasileiro diz que faz isso porque a idéia é integração de todos os povos, esse é o verdadeiro espírito Olímpico.

Felippo e Rian, indicou os dois nomes, mas eles disseram que só a gerencia poderia mudar. Mas não informaram mais nada.

A organização

A organização geral foi da prefeitura de Itacaré, e a coordenação local foi da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, dirigida por Luiz Quadros, da Coordenação de Comunicação local. Mas as contribuições foram de todas as secretarias, sobretudo a de Educação, Obras, Transportes e Segurança.

Para que a Tocha Olímpica viesse até Itacaré, foram várias meses de preparação e reuniões em Brasília, Salvador e Itacaré.  E em Itacaré, há cerca de um mês de preparação por parte da equipe da prefeitura local.

“Valeu a pena o cansaço. A satisfação de ver minha cidade mais uma vez num evento internacional é muito boa. Faltaram condutores de renome no esporte para dar ainda mais brilho ainda ao evento, mas foi sensacional” comenta Luizão, coordenador local. (ASSECOM)

Confira os próximos roteiros Chama Olímpica na Bahia:
23/05/2016 – BA – Lençóis
24/05/2016 – BA – Salvador
25/05/2016 – BA – Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Grosso, Senhor do Bonfim
26/05/2016 – BA – Jaguarari, Juazeiro, Sobradinho
27/05/2016 – BA – Paulo Afonso



Itacaré Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário