A Bahia foi pioneira na exploração de petróleo no Brasil, mas não deve
fazer mais parte dos planos da Petrobras nos próximos meses. De acordo
com o Sindicato dos Petroleiros na Bahia (Sindipetro-BA), a empresa
informou que vai desligar, até março, todas as sondas de perfuração
terrestres usadas no estado. Com a decisão, 344 empregados da prestadora
de serviços Lupatech seriam demitidos no próximo mês e mais de mil
funcionários perderiam a função. Segundo a nota, recebida pelo jornal
Estado de S. Paulo, a empresa não teria informado onde e com o que eles
devem trabalhar a partir de agora. “O número de demissões vai ser muito
maior (do que os da Lupatech), já que, por desdobramento, trabalhadores
das áreas de transporte, alimentação, vigilância e serviços especiais
também serão impactados”, informou o sindicato. Dados da Agência
Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apontam que,
atualmente, a Petrobrás atua em 37 blocos exploratórios na Bahia. Além
do desligamento das sondas terrestres, a Petrobrás planejaria reduzir de
20 para 17 o número de sondas de produção na Bahia. As decisões seriam
parte do programa de redução de investimento em R$ 7 bilhões apenas em
2016. Segundo o Sindipetro-BA, ao todo, a petroleira planeja reduzir a
exploração terrestre em sete Estados das regiões Sudeste, Norte e
Nordeste. Além da Bahia, está enxugado a estrutura em Alagoas, Ceará,
Espírito Santo, Natal, Manaus e Sergipe.
BN

Nenhum comentário:
Postar um comentário