Com
a redução das chuvas nos últimos meses em Ilhéus, EMBASA decidiu alertar
o ilheense para o uso consciente da água e emitiu um
aviso em sua página na internet. O medo é que os reservatórios sofram
quedas acentuadas antes mesmo da chegada do período de estiagem, a partir de
maio.
Enquanto o índice pluviométrico
(de chuvas) esperado para março era de 50 milímetros, o volume foi de
apenas inferior para este período. Isso representa um índice de 16% abaixo da
média esperada para o período.
O que preocupa é que para este
mês não há sinais de melhora. Dados do Instituto de Meteorologia (Inmet)
mostram que até agora choveu pouco e a previsão é que as águas só voltem a
incomodar o ilheense depois do dia 20 e olhe lá, mas de forma esparsa. “A massa
de ar quente e seca tende a se fortalecer. Com isso, o clima continuará com
prevalência de sol, sem chance de chuva pelo menos até o dia 23”, informa
o Inmet.
De acordo com a
EMBASA, responsável pelo abastecimento, o ilheense a partir de segunda
terá a redução preventiva da oferta de água será de 15%, a partir de
segunda-feira (18), assim o abastecimento será em dias alternados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário