Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net
Mostrando postagens com marcador Falta de água. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Falta de água. Mostrar todas as postagens

domingo, 1 de maio de 2016

Barragem que rompeu em uma das enchentes de 2011 no Distrito de Itamaracá em Itabuna está abandonada

A barragem que rompeu em uma das enchentes de 2011 está abandonada. Lá já vão quase cinco anos, e a barragem, que tanto servia para o abastecimento de água, como levava o lazer à população ainda não recebeu os reparos devidos. Com a falta da barragem, o comércio do Distrito de Itamaracá, praticamente foi a zero, prejudicando muitos donos de bares e pequenas mercearias, obrigando, muitos deles a fecharam as suas portas

A barragem construída pelo então Prefeito Fernando Gomes, através da Emasa, fazia a contenção das águas do Rio Piabinha, para abastecer água tratada, à população do Distrito. A curiosidade, é que, a barragem contava com um “véu de noiva”, o que atraia muita gente da região, inclusive, de Itabuna, para um banho nos feriados e finais de semana. Hoje encontra-se totalmente abandonada.

sábado, 23 de abril de 2016

Ilhéus continua com água racionada

Desde segunda-feira (18), o abastecimento de água em Ilhéus, no Sul da Bahia, vem acontecendo em dias alternados e por área de abastecimento, informou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A medida se junta à redução preventiva tomada pela empresa de reduzir 15% da oferta de água na cidade, por conta da falta de chuvas no sul do estado. 

A medida vai afetar cerca de 24.100 domicílios na cidade - 45,30% das 53.200 residências atendidas pelos 17 setores de abastecimento em Ilhéus. 

Bairros como Alto do Coqueiro, Alto do Amparo, Conquista, Alto Soledade, Alto doBasílio, Alto da Esperança e Teotônio Vilela, moradores reclamam que já tem alguns dias sem água, com isso prejudicando a vida/cotidiano da população. 

Por outro lado, pela internet moradores que moram próximo ao bairro da Esperança denunciam que existem mananciais com água de qualidade para distribuir para população, a EMBASA ainda não se pronunciou sobre a situação. 

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Com menos chuvas, EMBASA alerta para evitar desperdício de água em Ilhéus

Com a redução das chuvas nos últimos meses em Ilhéus, EMBASA decidiu alertar o ilheense para o uso consciente da água e emitiu um aviso em sua página na internet. O medo é que os reservatórios sofram quedas acentuadas antes mesmo da chegada do período de estiagem, a partir de maio.
Enquanto o índice pluviométrico (de chuvas) esperado para março era de 50 milímetros, o volume foi de apenas inferior para este período. Isso representa um índice de 16% abaixo da média esperada para o período. 
O que preocupa é que para este mês não há sinais de melhora. Dados do Instituto de Meteorologia (Inmet) mostram que até agora choveu pouco e a previsão é que as águas só voltem a incomodar o ilheense depois do dia 20 e olhe lá, mas de forma esparsa. “A massa de ar quente e seca tende a se fortalecer. Com isso, o clima continuará com prevalência de sol, sem chance de chuva pelo menos até o dia 23”, informa o Inmet. 

sábado, 9 de abril de 2016

ITABUNA: Abastecimento de água é afetado em Itabuna por conta de estiagem



O abastecimento de água está sendo afetado na cidade de Itabuna, no sul da Bahia por conta da estiagem, segundo informações Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Para amenizar a situação os moradores do município estão recorrendo aos tanques comunitários.

Com isso, o governo do estado montou uma força tarefa com a prefeitura da cidade para amenizar os transtornos provocados pela falta de água. O objetivo é instalar 180 tanques de cinco mil litros em vários bairros da cidade. Nesta sexta-feira (8), 60 deles chegaram na cidade.

Apesar da instalação dos tanques, os moradores de Itabuna relatam que a água do tanque não atende as necessidades básicas de todos, como por exemplo no bairro Mangabinha. "É muito ruim, a gente fica sem água, precisamos de água para tudu", relatou o morador do bairro, Natalício Matias de Santana.

Na manhã nesta sexta-feira, representantes de bairros de Itabuna se reuniram na central de abastecimento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) de Itabuna, no bairro São Lourenço pra saber sobre os 180 tanques que não chegaram na cidade.

Caso todos os tanques comunitários chegassem no município, cada bairro ficaria com até três deles, mas tem bairro que não recebeu nenhum.

POUCAS PESSOAS MA MANIFESTAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ITABUNA



Esta manifestação da água em Itabuna, 20 pessoas sem água de qualidade e na rua cobrando por resposta do ministério público, mas tem mais cavalo da PM do que pessoas sendo penalizadas, então o governo continua sua gestão da miséria. Povo morto é justiça muda!