A Prefeitura de
Ilhéus, através da Secretaria de Administração (Sead) mantém o calendário para
abertura de conta bancária na Caixa Econômica Federal dos servidores vinculados
ao município, a fim do recebimento dos salários já referentes ao mês de abril. Convocados pelo
edital nº 01/2016, que atende ao contrato nº 051/2016, firmado entre o
município e a instituição bancária.
O curioso é que,
no lugar de funcionários do banco, quem está atendendo os funcionários da
prefeitura são seus colegas, isso mesmo, funcionários da prefeitura estão
recebendo os documentos, que supostamente, seria para abertura das contas
na caixa econômica federal. Uma servidora, que não quer se identificar, por
motivos óbvios, disse que se quer lhe deram comprovante de que receberam a
documentação. Segundo a servidora, apenas recebem os documentos, pedem pra a
gente assinar uma lista e dizem que depois seremos informados.
Ficamos com a
pulga, ou o cachorro inteiro atrás da orelha. como um banco, principalmente
como a Caixa Econômica Federal, no momento da "abertura" das contas,
que é a hora de fidelizar o cliente, vender produtos, empurrar outros, fazer compra
casada etc. se quer manda um único representante seu para recepcionar seus mas
de 4.000 novos clientes? "Como vamos confiar numa instituição que
mesmo antes de abrir as contas já nos trata desta forma, com desdém",
diz a servidora. Realmente é estranho, muito estranho.
a Caixa precisa
dar explicações, deveria o banco ter feito a abertura das contas dentro de suas
instalações, mesmo porque tem três (3) lojas bancárias em Ilhéus, diga se de
passagem das maiores e melhores equipadas. Ao contrário, colocou os servidores
para esperar numa fila enorme nos primeiros dias, sob sol escaldante, em pé no
meio da rua por horas, para ser atendido num ambiente insalubre, uma casa
velha, da Marinha do Brasil, abandonada e que até um dia antes do atendimento
estava cheia de lixo em seu interior. é desta forma que a caixa espera cativar
seus novos clientes?
Por outro
lado o prefeito DEVE explicar aos servidores e a população , porque VENDEU as
contas dos servidores a caixa, pelo valor que vendeu, R$ 1.600.000,00, por contrato,
quando o correto seria por LICITAÇÃO PÚBLICA. Os motivos ainda obscuros deixa
de cabelos em pé os servidores e a população, que já viram essa novela, quando
fomos "jogados" para o Itaú e depois de novo "jogados" para
o Banco do Brasil.
Porque a venda
das contas, a seis meses da eleição e com contrato de cinco anos?
beneficia em que os servidores e a população?
Portabilidade - A sorte dos
servidores é que hoje existe a portabilidade bancária, por força da RESOLUÇÃO Nº 3.402 BACEN, DE 06/09/2006 (DO-U, DE 08/09/2006) e da resolução
4.292 de 20 de dezembro de 2013, do Banco Central brasileiro, TODOS podem
escolher o banco com quem quer contratar, independente da escolha de banco do
empregador, basta para isso preencher um formulário, dado gratuitamente pelo
próprio banco onde quer ficar, e entregá lo ao banco onde está abrindo a nova
conta exigida pelo empregador. A resolução obriga o banco a depositar seus
vencimentos no prazo de cinco dias, para o primeiro mês e no mesmo dia do
pagamento para os outros meses.
Importante: A
conta aberta na caixa deve ser conta salário, não aceite outro tipo de conta e
nenhum serviço. desta forma não pagará um único centavo para que a Caixa receba
seu dinheiro e no mesmo dia repasse a seu banco de escolha. A conta salário é
aquela que só recebe seu pagamento, você não faz depósito, empréstimo,
nada.
Leia mais sobre
portabilidade bancária clicando AQUI.
Baixe seu
formulário de portabilidade AQUI
Preencha de caneta
mesmo e entregue, contra recibo ao funcionário da caixa econômica, garanta seu
direito de escolha em manter sua conta no banco que você quer.
* Valério Bomfim é Professor, Agente de Trânsito, Instrutor de Trânsito,
Educador de Trânsito, Estudante de Jornalismo e está presidente do Sindicato
dos Agentes de Trânsito da Bahia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário