Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net
Mostrando postagens com marcador Secretaria de Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Secretaria de Saúde. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Abandonados, idosos moram há quase 3 anos em hospital em Itabuna

Dois idosos, ainda não identificados, estão abandonados no Hospital de Base, em Itabuna, no sul da Bahia há quase três anos. Eles chegaram ao hospital sem qualquer identificação, mas como estavam em estado grave, receberam atendimento mesmo sem os documentos. O que dificulta a identificação é que ambos tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC), ficaram sem falar e não têm para onde ir.

O coordenador do serviço social do hospital explica que os idosos deveriam ser transferidos para um abrigo, mas sem identificação a transferência não pode ser feita. Durante o tempo em que eles estão na unidade de saúde, nenhum familiar apareceu para visitá-los. Os próprios funcionários do hospital e pacientes resolveram "batizar" os pacientes de Ana Paula e Osvaldo.

"Ela [Ana Paula] chegou aqui trazida por um senhor de prenome João, ele disse que é carregador de frutas do Centro Comercial de Itabuna e trouxe uma [outra] pessoa dizendo que morava com ela aqui em Itabuna, isso há três anos. E ela [a paciente] ficou. Quando ela recebeu alta, nós ligamos para esse cidadão, falamos com ele e depois disso, ele não apareceu e sumiu aqui de Itabuna, abandonando ela [a paciente] aqui", relatou Luciano Lopes, coordenador do serviço social do hospital.

Toda assistência recebida pelos idosos abandonados é proporcionada por funcionários e colegas de quarto do hospital. "Dá água a ela, dá comida, bota a comida na mamadeira e dá pra ela. Todo mundo ajuda", disse a aposentada Marinalva Brito que também está internada no local.

Já o idoso que é chamado de Osvaldo, foi atropelado em um distrito da cidade de Santa Luzia, também no sul da Bahia, e depois, já internado no hospital, sofreu um AVC. "Ele foi trazido do distrito de Falhado. Foi encontrado caído na rodovia, vítima de um atropelamento. Nós entramos em contato com a Secretaria de Saúde de Santa Luzia, como também a Secretaria de Ação Social e nada foi revelado a respeito de seu Osvaldo", explicou Luciano Lopes.

Para resolver a situação, o Hospital de Base apelou para a Justiça. Foram quatro ofícios para a Defensoria Púbica, uma ação no Ministério Público e uma audiência. No início desse ano, um juiz intimou a Prefeitura de Itabuna pra providenciar a documentação dos pacientes.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Bahia tem 11 mortes por H1N1

A intensa procura da população pela vacina contra o vírus influenza H1N1 deixou os centros e postos de saúde, em Salvador, com baixo estoque das doses do imunobiológico.

Doiane Lemos, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS),  contou ao A TARDE que o  Instituto Butantan, laboratório responsável em produzir a vacina, está liberando os lotes aos poucos.

Na Bahia, já foram confirmados 38 casos da gripe, dentre os quais 11 levaram os pacientes a óbito. A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira  de Freitas (a 807,7 km de Salvador) divulgou, na tarde desta quarta-feira, 27, o 11º paciente a morrer em virtude do vírus, um menino de seis anos de idade. Esta foi a segunda morte naquele  município.

Nesta quarta, o Ministério da Saúde (MS) lançou a campanha nacional de mobilização contra a gripe, que será realizada no dia 30 de abril - Dia D -, em todo o país. Em Salvador, a campanha será suspensa, somente neste dia, por falta da vacina, mas a imunização prossegue até 30 de maio.

Segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo a ser atingido na Bahia é de 3.268.957 e a quantidade de doses distribuídas à população será de 3.499.700.

Doiane Lemos informou ainda que 95% das unidades de saúde de Salvador estavam sem vacina, nesta quarta. Entretanto, até o final da tarde desta quarta, 262 mil pessoas já haviam sido imunizadas.
Os postos saúde  Profº Clementino Fraga na Av. Centenário, Dr. Adriano Pondé, em Amaralina, Pronto Atendimento Edson Teixeira, em Pernambués e o Centro de Saúde de Engomadeira estão sem a medicação.

quinta-feira, 3 de março de 2016

ILHÉUS ABRE HOJE NOVO POSTO DE ATENDIMENTO A DENGUE, FEBRE CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS

paa
O segundo Pronto Atendimento (P.A) em Ilhéus será aberto nesta quinta-feira, 3. A unidade, montada especialmente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para atender casos suspeitos de dengue, zika vírus e chikungunya, está localizada à Avenida Bahia, 367, bairro Cidade Nova, onde funcionou a clínica médica Sacro. O local terá capacidade para atender até 300 pessoas diariamente, das 7h às 17h.

O primeiro PA, localizado nas imediações do Centro de Convenções, continuará funcionando e já atendeu, de 11 a 29 de fevereiro, cerca de 3300 pessoas. A descentralização do atendimento foi uma determinação do prefeito Jabes Ribeiro, visando dar melhor atenção à população que tem sido vítima das doenças causadas pelo aedes aegypti.