A OMS-Organização Mundial da Saúde
promove hoje uma mobilização global visando o combate à tuberculose, na
data mundial consagrada ao combate à enfermidade. Segundo a OMS, o
Brasil ocupa a 18ª posição entre os 22 países que detêm os piores
índices da doença, com aproximadamente 70 mil casos novos e cerca de
quatro mil mortes por ano. Salvador é a 3ª capital em número de casos da
patologia, com uma média de duas mil novas notificações a cada ano. A
Bahia é o 3º estado com maior número de registros no país e o primeiro
no Nordeste.
Em 2014, foram notificados 4.900 casos novos de adoecimento e 351
óbitos por tuberculose, significando uma taxa de incidência de 33 casos
por 100 mil habitantes, e de mortalidade, com 2,3 casos por 100 mil
habitantes. O IBIT-Instituto Baiano de Investigação da Tuberculose -
referência internacional sobre a enfermidade, notificou no ano passado
236 pacientes em Salvador, número que corresponde a 11% dos casos do
município, com índice de cura de 87,7% e 3% de abandono do tratamento,
índice superior ao exigido pela OMS.
Para alertar a população sobre a importância da realização do exame
para detecção precoce do agravo, a Secretaria Municipal da Saúde promove
durante essa semana uma série de atividades em alusão à data mundial
nos postos da rede. Segundo Sandra Pereira, coordenadora do Programa
Municipal de Combate à Tuberculose, “realizaremos a busca ativa de
pessoas com sintomas respiratórios nas comunidades, além de ações
educativas nas unidades básicas a fim de encaminhar de imediato o maior
número de pacientes acometidos pela patologia para iniciar o
tratamento”. Conforme a coordenadora, “as unidades básicas estão aptas
para o acompanhamento integral dos acometidos pela doença, por uma
equipe multidisciplinar, num tratamento totalmente gratuito que dura
seis meses, em média”.
