Estamos em uma nova hospedagem...no seguinte endereço ->>> www.ilheus.net
Mostrando postagens com marcador Vacinação de Cães e Gatos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Vacinação de Cães e Gatos. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ilhéus já vacinou mais de 17 mil cães e gatos contra a raiva


A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus segue com a campanha antirrábica até o próximo dia 29. O objetivo é alcançar a meta de vacinar em torno de 33 mil cães e gatos contra a raiva. A mobilização, que teve o Dia D no último sábado, 16, já conseguiu imunizar mais de 17 mil animais com mais de três meses de idade em todo o município. As doses continuam disponíveis no Centro de Atenção Especial (antiga fundação Sesp, na Avenida Canavieiras) e na Associação de Moradores do Hernani Sá, localizada na praça principal do bairro.

De acordo com chefe da Vigilância à Saúde da Sesau, Antônio Firmo, que coordena a campanha antirrábica no município, após 30 dias de aplicada a vacina, a segunda dose deve ser ministrada. A partir daí, a imunização será anual. “É importante preservar o bem estar dos cães e gatos e também dos humanos. A imunização é imprescindível, porque ano passado não tivemos campanha regular. Este ano é necessário que a população faça a sua parte, levando os animais às unidades de saúde”.

 Firmo salienta que equipes volantes vão continuar a vacinar na zona rural.

Cuidados – Cães e gatos devem ser vacinados contra raiva para diminuir sua exposição ao vírus, que pode ser transmitido aos animais por mordida de morcego. Quando a raiva passa ao ser humano é quase letal. A transmissão pode acontecer por meio de mordida, arranhões, lambidas, ou contato com a mucosa dos animais contaminados.

terça-feira, 12 de abril de 2016

VACINAÇÃO CONTRA RAIVA SERÁ FEITA NOS POSTOS DE SAÚDE DE ILHÉUS

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, por meio do setor de Vigilância à Saúde, vai manter boa parte da rede de unidades básicas para a vacinação de cães e gatos contra a raiva, no próximo dia 16, quando acontece o Dia D da mobilização. Os animais devem ter mais de três meses de idade para receber a imunização, que será feita das 8h às 17h.

No dia 16, irão funcionar os postos de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) dos bairros Nossa senhora da Vitória; Ilhéus II; Basílio; Iguape; Barra (no CSU); Herval Soledade (no Pontal); Hernani Sá; Nelson Costa (no Psf e Mangueira – prolongamento do bairro Nelson Costa); Teotônio Vilela 3 e 4 e na Unidade Básica Dr Euller; Salobrinho; Banco da Vitória; Alto da Conquista, (na praça Santa Rita); Cae lll, localizado na antiga Fundação Sesp; Posto Almiro Vinhais (na  avenida Princesa Isabel); e no Centro de Saúde Sarah Kubitscheck, localizado no Parque Infantil.


Após 30 dias de aplicada a vacina, uma segunda dose deve ser ministrada. A partir daí, a imunização passa a ser anual. De acordo com o chefe da Vigilância à Saúde da Sesau, Antônio Firmo, levar o animal para ser vacinado é importante para preservar o bem estar dos cães e gatos e também dos humanos. ”É de grande importância a imunização porque, no ano passado, não tivemos uma campanha regular, mas esse ano a meta é vacinar cerca de 33 mil cães e gatos, e, para que isso aconteça a população tem que contribuir”, ressalta.