Segundo o Jornalista Thiago Raposo (DRT 6733), através de página no Facebook, informou que moradores da Morada do Porto, pretendem fechar a rodovia Ilhéus - Itabuna neste domingo, com a intenção de reivindicar a falta de água na
localidade, isso vindo acontecer, pode prejudicar as pessoas que irão fazer a
prova do concurso da prefeitura de Ilhéus. Atenção autoridades competentes
fiquem atentos para o pior não acontecer!!
Mostrando postagens com marcador manifestação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador manifestação. Mostrar todas as postagens
sábado, 7 de maio de 2016
sábado, 19 de março de 2016
Imagem do dia

Marcadores:
Dilma Rousseff,
imagem do dia,
impeachment,
lula,
manifestação,
Partido dos Trabalhadores,
protesto
Salvador: Passeata pela Democracia reuniu 70 mil pessoas

Terminou por volta das 19h30 a Passeata pela Democracia em Salvador. O ato começou no início da tarde de hoje (18), no Campo Grande, área central da cidade, e seguiu até a Praça Castro Alves. Segundo a Polícia Militar, que acompanhou o movimento, cerca de 70 mil pessoas participaram da manifestação contária ao impeachment e ao juiz Sérgio Moro e “a favor da democracia”.
Estudantes, representantes de movimentos sociais e centrais sindicais foram acompanhados por um trio elétrico levando bandeiras do Brasil e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), organizadora do ato. Frases como “Não vai ter golpe” foram entoadas entre os manifestantes, que carregavam bandeiras, cartazes e faixas em apoio ao governo da presidenta Dilma.
A manifestação reuniu militantes, estudantes e representantes de centrais sindicais e movimentos sociais de várias cidades do interior da Bahia.
"Hoje é dia de festa para a democracia, porque a população brasileira quer defender o país e quer que continue a distribuição de renda e a inclusão social. As pessoas vieram dizer sim à democracia e não ao golpe. São homens, mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, jovens e crianças dizendo não ao golpe", informou o presidente da CUT na Bahia, Cedro Silva, pouco antes do início da passeata.
Marcadores:
encerramento,
impeachment,
manifestação,
Salvador
Ato contra impeachment vira show pela democracia no Rio de Janeiro

Milhares de pessoas lotaram hoje (18) à a Praça 15, no centro do Rio de Janeiro, no início da noite de hoje (18), onde vários artistas se revezaram no palco do evento Canto da Democracia - Ato Festival por mais direitos. A Polícia Militar do Rio de Janeiro não divulgou estimativa de público, mas a praça ficou completamente cheia, com público equiparado a blocos de carnaval que ocorrem no local, como o Boitatá.
Segundo os organizadores, o Centro de Operações da prefeitura estimou em 70 mil o número de pessoas presentes ao ato. A multidão gritava frases como "Não vai ter golpe", "O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo", "Lula, ministro da esperança" e "Olê olê olê olá, Lula, Lula".
Entre os artistas, se apresentaram Geraldo Azevedo, Otto e Teresa Cristina, que emocionou o público cantando, com o público, O bêbado e a equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc, e O Canto das três raças, de Clara Nunes. Também discursaram sindicalistas, políticos, lideranças de movimentos sociais, jovens, estudantes e os atores Letícia Sabatela e Osmar Prado.
O clima foi de tranquilidade e festa. Muitas pessoas vestiram vermelho e algumas carregavam bandeiras do Brasil, inclusive uma costurada sobre outra vermelha. Nos adesivos e faixas, dizeres com Abaixo o golpe, impeachment não”, “Fora Cunha, fica Dilma”, “Lula vale a luta” e “Meu voto tem poder”.
Diretora da União Brasileira de Mulheres no Rio de Janeiro, Dilcéia Quintela afirmou que a vida do povo brasileiro melhorou muito nos últimos 12 anos, mas que, desde 2014, a presidenta Dilma Roussef não tem conseguido governar “porque quem perdeu as eleições em 2014 não deixa ela governar".
Marcadores:
Artista,
impeachment,
manifestação,
rio,
show
sexta-feira, 18 de março de 2016
Movimentos sociais fazem ato, contra processo de impeachment

Marcadores:
contra impeachment,
manifestação,
Rio de Janeiro
Manifestantes fazem ato contra o impeachment em Brasília

Manifestantes a favor do governo Dilma Rousseff e contra o processo de impeachment que está sendo apreciado pelo Congresso Nacional se reúnem na tarde de hoje (18) no Museu da República, no início da Esplanada dos Ministérios. O ato é organizado pela Frente Brasil Popular, e os manifestantes levam cartazes com frases de apoio à Dilma e ao ex-presidente – e agora ministro da Casa Civil – Luiz Inácio Lula da Silva e contra o que chamam de “golpe”.
A estimativa da Polícia Militar, às 17h15, era 500 pessoas. Às 17h50, no entanto, um grande grupo de militantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra chegou ao museu.
Rodrigo Rodrigues, secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF) defende um trabalho mais abrangente do Congresso e que as discussões sobre o impeachment fiquem em segundo plano. "Esse é um ato em defesa da democracia, contra o golpismo e o fascismo que está explodindo no país. Estamos defendendo a mudança de discurso no Congresso, que pare de discutir só o golpe e que encaminhe avanços nos direitos da classe trabalhadora", disse.
Marcadores:
ato contra impeachment,
dilma,
lula,
manifestação
Debate político no Brasil está "infantilizado"
![]() |
| Professora de Relações Internacionais da Unifesp Esther Solano Imagem de Facebook |
O Brasil vive dias de ânimos acirrados e o debate político, no atual contexto, peca pela superficialidade, segundo a pesquisadora Esther Solano, professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Para Esther, que faz pesquisas sobre manifestações no Brasil desde os protestos de junho de 2013, os atuais atos que carregam a bandeira anticorrupção sofrem uma polarização que chega a ser prejudicial. "Hoje se vê uma raiva muito maior, uma polarização e um conteúdo muito emocional no discurso, que é pouco sólido politicamente, com muito poucos argumentos. Um discurso que impossibilita a entrada para o diálogo", diz.
De acordo com a professora, a tendência é que os manifestantes, por se manterem em "guetos ideológicos" em suas redes sociais (maior meio de mobilização atual), não tenham uma visão crítica sobre a conjuntura política e criem a imagem de heróis e vilões dentro do jogo político. "O debate político já não é um debate de ideias; é quase que moral entre bem e mal, entre figuras simbólicas, heróis... um debate muito infantilizado", explica.
Marcadores:
comportamento,
entrevista,
Esther Solano,
impeachment,
manifestação,
sociedade
quarta-feira, 16 de março de 2016
Protesto contra nomeação de Lula fecha a Avenida Paulista
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli

Manifestantes fecharam um dos sentidos da Avenida Paulista para protestar contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil e contra o governo Dilma. Eles estão concentrados no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e vestem camisas do Brasil, seguram bandeiras e cartazes contra a presidenta Dilma Rousseff e o ministro Lula. Eles cantam o Hino Nacional, entoam palavras de ordem contra o governo petista, gritam “Renuncia, renuncia”, batem panelas e fazem barulhos com vuvuzelas.
Nas redes sociais, as manifestações ganham destaque. A hashtag #OcupaBrasilia está em primeiro lugar no trending topics (os dez assuntos mais comentados na rede) no Brasil e em segundo no mundo. No microblog, há comentários como "Vamos, gente! Vamos lá! Vamos ficar, até Dilma renunciar!" e "Sérgio Moro é herói, arriscou sua carreira inteira liberando esses áudios! Esse sim é um cidadão de verdade!".
Também circulam fotos e vídeos das manifestações que ocorrem em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, e São Paulo.
As manifestações ocorreram também no plenário da Câmara, onde um grupo de deputados gritava: "Renuncia".
A movimentação ocorre após a presidenta Dilma Rousseff anunciar na tarde de hoje (16) a nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. Após o anúncio, a nomeação foi oficialmente publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
Marcadores:
#OcupaBrasilia,
dilma,
lula,
manifestação,
nomeação de Lula
domingo, 13 de março de 2016
Manifestantes pró-impeachment se concentram na Avenida Paulista
Daniel Mello e Camila Boehm - Repórteres da Agência Brasil Edição: Lílian Beraldo

Manifestantes a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff já se concentram na Avenida Paulista, região central da capital, apesar de o ato contra o governo estar marcado para o meio da tarde de hoje (13). Por volta das 10h, chegaram os primeiros caminhões de som dos grupos que organizam o protesto contra o governo.
A maior parte das pessoas veste verde e amarelo ou carrega a Bandeira Nacional. Os manifestantes ocupam a via que, aos domingos, costuma ser fechada aos carros e usada como rua de lazer. Dois bonecos infláveis gigantes, um representando Dilma e outro o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em roupas de presidiário, foram instalados no centro da avenida. Nos acessos à via, ambulantes vendem réplicas do boneco e bandeiras do Brasil.
A Polícia Militar está presente com um grande contingente, inclusive dois veículos blindados na altura da Rua da Consolação. A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) levou um pato inflável gigante e está distribuindo balões amarelos como protesto contra a alta carga tributária.
O empresário Aloísio Fábio de Oliveira, 37 anos, disse que uma das principais razões para estar no protesto é a indignação contra a corrupção. “Vim porque acho que precisa acabar com essa roubalheira. Ensinar para a minha família o que é civismo. Ver se a gente consegue mudar alguma coisa nesse país que está difícil, bem difícil”, ressaltou.
No entanto, Oliveira não está certo de que a saída da presidenta vá, sozinha, ser a solução dos problemas do país. Para ele, é preciso continuar a pressionar o governo, mesmo que haja o impeachment. “A ideia é mostrar para os governantes, é mostrar que se ela [Dilma] vai e não faz bem, nós vamos tirar até alguém que faça bem”, acrescentou o empresário que veio ao ato com a esposa e o filho.
Além dos movimentos que têm organizado os atos contra Dilma, como o Vem pra Rua, Revoltados Online e Movimento Brasil Livre, parlamentares e celebridades devem vir à Paulista. O DEM montou um comitê no Hotel Maksoud, que fica em uma via paralela à avenida. No fim da tarde, o deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM) e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), líderes do partido no Congresso, devem conceder entrevista coletiva.
Em Brasília, o ato foi encerrado no início da tarde com o Hino Nacional cantado em coro. Ao final do hino, os manifestantes gritaram “Fora, PT”.
No Recife, a manifestação ocorre na orla da Praia de Boa Viagem.
Em Salvador, cerca de 20 mil pessoas compareceram ao ato contrário ao governo no Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Do local, os manifestantes seguiram para o Mirante Cristo da Barra, outro ponto turístico, onde os participantes posaram para uma fotografia, rezaram um Pai Nosso e aplaudiram, ao meio-dia, o juiz Sérgio Moro, que julga, em primeira instância, os processos resultantes da Operação Lava Jato.
Na capital mineira, dois atos contra o governo Dilma foram programados para este domingo. De manhã, os manifestantes reuniram-se na Praça da Liberdade e, à tarde, haverá outro na Praça da Estação.
Em Manaus, a manifestação contra o governo e contra a corrupção está marcada para as 16h na orla da praia da Ponta Negra.
No Rio, os manifestantes percorreram a Avenida Atlântica, na orla de Copacabana, conduzidos por três carros de som. Um deles trazia uma faixa com a frase "Fora Comunismo". Uma multidão ocupou as duas vias da avenida, ao longo de cerca de oito quarteirões. Bandeiras do Brasil e muitos cartazes contra o PT, Dilma e Lula são o principal material utilizado pelos participantes. Mais cedo, um avião passou com a faixa "Não vai ter golpe - Frente Brasil Popular" e foi vaiado pelos manifestantes, com gritos de "Fora Dilma" e "Impeachment, Já".
Marcadores:
Avenida Paulista,
impeachment,
manifestação,
Política,
protestos
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
PROFESSORES DA UESC SUSPENDEM AULAS DESSA TERÇA-FEIRA

Na assembleia extraordinária realizada quinta-feira (26), os professores da UESC decidiram paralisar as atividades acadêmicas dessa terça-feira (1º). Eles vão participar de um ato público na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. Docentes das outras três universidades estaduais também comparecerão.
Os professores criticaram a decisão do governo Rui Costa de cortar o adicional de insalubridade de servidores que comprovaram ter direito a recebê-lo.
De acordo com a Associação dos Docentes da UESC, o governo “também tem imposto alterações aos direitos constituídos dos servidores públicos. Apenas este ano acabou com a integralidade das aposentadorias, rebaixou os salários com o parcelamento do reajuste linear e restringiu o acesso a pensão por morte”. fonte BGM
terça-feira, 24 de novembro de 2015
Ilheus, Policiais Civis fazem greve de 24h na BA
O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia anunciou para sexta-feira, 27, uma paralisação de 24 horas. Os policiais cobram do governo do estado a publicação de um decreto que regulamenta as promoções dos profissionais.
Os policiais civis alegam que a promoção de mais de 1.400 profissionais está prevista na lei 12.601/2012. Os diretores do sindicato prometem mobilizar a categoria em todo o estado.
Os policiais civis cobram ainda a reestruturação salarial com base na atividade de investigação e emissão de laudos de papiloscopia pelos peritos técnicos.
Durante a paralisação, eles vão fazer somente prisão em flagrante, levantamento cadavérico e crimes contra criança. fonte a região
Outra fonte,
Os policiais civis de Ilhéus atendendo convocação do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindipoc) vão paralisar as atividades na próxima sexta-feira (27). Um dos motivos do ato é a não publicação do Decreto que regulamenta promoções.
Durante o movimento, 30% do efetivo permanecerá trabalhando no atendimento a prisão em flagrante, levantamento cadavérico e crimes contra a criança e a vida, conforme previsto em lei. Segundo o presidente do Sindipoc , Marcos Maurício, a decisão de suspender as atividades foi votada e aprovada em assembleia realizada na última sexta-feira (20), no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado (Afpeb), em Salvador.
Os servidores reivindicam ainda reestruturação salarial com base na atividade de investigação e emissão de laudos da papiloscopia pelos peritos técnicos. Além disso, eles protestam contra as péssimas condições estruturais das delegacias e contra a prática do assédio moral. (Fábio Roberto) via Radar Noticias
Marcadores:
Bahia,
greves,
Ilhéus,
manifestação,
Noticias
Itabuna, Alunos protestam contra mudança no CEI

Os estudantes afirmam que foram informados pela Secretaria Estadual de Educação que as turmas da noite serão encerradas por causa da baixa procura. Para eles, isso vai prejudicar principalmente quem trabalha.
Os estudantes dizem que pretensão do governo do estado é transformar o Colégio Estadual de Itabuna em um centro de atividades de integração para a juventude.
A Secretaria Estadual de Educação informou, em nota, que o colégio não será fechado. As atividades serão ampliadas com o Centro Noturno de Educação.
A secretaria confirmou que será fechado o Colégio Estadual Amélia Amado, vizinho ao Estadual. O Amélia Amado será transformado em Centro de Educação Integral, em parceria com a UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia. fonte a região
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
Mulheres negras contra o racismo e a violência em marcha em Brasília
Mulheres negras de todo o país se reúnem hoje (18) em Brasília, na 1ª Marcha Nacional das Mulheres Negras. A expectativa da organização é que elas sejam mais de 15 mil em luta contra o racismo, a violência e as más condições de vida enfrentadas por essa população.
“Nos últimos anos, tivemos um grande processo de reformulação, de mudanças, de ampliação de direitos, de acesso a políticas e a bens e serviços. No entanto, quando a gente faz um recorte racial e de gênero, identificamos que as mulheres negras, um quarto da população, estão em condição de vulnerabilidade, de fragilidade, sem garantias”, diz a coordenadora do núcleo impulsor da Marcha, Valdecir Nascimento, coordenadora executiva do Instituto da Mulher Negra da Bahia (Odara)
Dados do último Censo, de 2010, indicam que as mulheres negras são 25,5% da população brasileira (48,6 milhões de pessoas).
Isso não garante, entretanto, que elas tenham mais direitos garantidos. Entre as mulheres, as negras são as maiores vítimas de crimes violentos. De 2003 para 2013, o assassinato de mulheres negras cresceu 54,2%, segundo o Mapa da Violência 2015: Homicídios de Mulheres no Brasil. No mesmo período, o índice de assassinatos de mulheres brancas recuou 9,8%, segundo o estudo feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), a pedido da ONU Mulheres.
“A Marcha quer falar de como um país rico como o Brasil não assegura o nosso direito à vida. Queremos um novo pacto civilizatório para o país. O pacto atual é falido e exclui metade da população composta por mulheres e homens negros”, diz Valdecir.
A concentração da 1ª Marcha das Mulheres Negras será no Ginásio Nilson Nelson, na região central da capital. Uma caminhada em direção à Praça dos Três Poderes terá início às 9h.
Devem se juntar às brasileiras a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, ex-vice presidenta da África do Sul, e a ex-integrante do grupo Panteras Negras e do Partido Comunista dos Estados Unidos, Angela Davis. Também é esperada a participação de Gloria Jean Watkins, mais conhecida pelo pseudônimo bell hooks, autora, feminista e ativista social norte-americana.
Edição: Lílian Beraldo
terça-feira, 10 de novembro de 2015
11 estados tem manifestações de caminhoneiros
Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil*
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou a ocorrência de 48 manifestações de caminhoneirosem rodovias federais de 11 estados, conforme levantamento divulgado às 16h. Cinco delas resultaram na interdição total da pista. Em 23 manifestações, a interdição foi parcial, e em 20 não houve interdição da rodovia.

Os bloqueios que resultaram na interdição total das vias foram registradas na Bahia (BR-407, Km 2); em Pernambuco (BR-407, Km 130), no Paraná (BR-153, Km111); Rio Grande do Norte (BR-304, Km 52); e Rio Grande do Sul (BR-293, Km 247). O estado com maior número de manifestações é o Rio Grande do Sul, com um total de 14 protestos e nenhum bloqueio. Em apenas uma, houve interdição total da rodovia. Nas demais, as manifestações foram feitas sem que a pista fosse interditada.
Às 15h, a PRF havia contabilizado 42 manifestações de caminhoneiros em 11 estados.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, os caminhoneiros bloquearam a BR 116, Rodovia Presidente Dutra, que corta a Baixada Fluminense e liga os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, na altura de Barra Mansa, sentido capital paulista, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio de Janeiro.
Os manifestantes alternam períodos de liberação das faixas para passagem de veículos. O número de caminhões parados está aumentando na Via Dutra, setor Barra Mansa.
Saiba Mais
A BR 116 tem trânsito congestionado no sentido Rio de Janeiro, na chegada à Avenida Brasil, devido ao excesso de veículos. No sentido São Paulo, o fluxo no início da rodovia, partindo do Rio de Janeiro, é normal, segundo o boletim da PRF.
Na BR 040 (Rodovia Rio-Petrópolis), sentido Rio de Janeiro, o trânsito está congestionado na chegada à Avenida Brasil, em razão do excesso de veículos. No sentido Juiz de Fora, o fluxo é normal. Na BR 493 (Magé-Manilha), o tráfego é intenso.
Na Ponte Rio-Niterói, sentido Niterói, o fluxo de veículos apresneta retenção desde a reta do cais até a praça do pedágio. No sentido Rio de Janeiro, o tráfego está lento, com retenção da praça de pedágio até a subida do vão central. Na BR 101 (Rodovia Niterói-Manilha), o trânsito é intenso no sentido Região dos Lagos, com congestionamento no entroncamento de Itaboraí.
Já nas rodovias federais que cruzam a região serrana fluminense, entre as quais a Rio-Teresópolis, o trânsito é livre nos dois sentidos.
Entorno do Distrito Federal
Pouco antes do meio-dia, um grupo de caminhoneiros interditou trecho BR-040 nos arredores de Valparaíso de Goiás, cidade localizada no Entorno do Distrito Federal. Os manifestantes queimaram pneus e bloquearam a passagem de outros caminhoneiros. Com a chegada dos bombeiros e da PRF, o incêndio foi apagado e a via, liberada.
São Paulo
Em São Paulo, os caminhoneiros ocupam, neste momento, três faixas da pista expressa da Marginal Tietê, no sentido Rodovia Ayrton Senna. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), por volta das 13h, o comboio estava na altura da Ponte Jânio Quadros, no bairro Vila Maria, zona leste paulistana. Iniciado por volta das 11h, o protesto provocou lentidão de 15 quilômetros (km) na Tietê, da Ponte dos Remédios ao Arco da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Um vídeo publicado na página do Facebook do Comando Nacional do Transporte, grupo que convocou os protestos, mostra uma fila de caminhões fazendo buzinaço. Nos para-brisas dos veículos, estão escritas mensagens que pedem a saída da presidenta Dilma Rousseff. “Seu governo não tem mais legitimidade. O seu partido provocou a destruição do Brasil”, diz a mensagem do comando na mesma rede social. Não foram identificadas nas postagens as reivindicações especificamente para a categoria.
*Colaboraram Camila Maciel, de São Paulo, e Alana Gandra, do Rio de Janeiro
fonte agencia brasil
fonte agencia brasil
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Transporte de ilhéus gera revolta na população
Distrito de Ilhéus reclama do transporte
Moradores do distrito de Couto, em Ilhéus, protestaram nesta quinta-feira contra a qualidade do transporte público. Eles reclamam que a Secretaria Municipal de Transporte deixou que as empresas diminuíssem os horários.
O distrito se queixa que a medida vem prejudicando dezenas de pessoas que trabalham na cidade, principalmente no comércio, e estudantes do ensino médio. Eles fecharam o acesso ao distrito e retiveram três ônibus.
Os moradores dizem que os ônibus que passam por Couto com destino a outras comunidades já trafegam superlotados. Por isso, transportam poucos moradores do local.(fonte a região)
Moradores do distrito de Couto, em Ilhéus, protestaram nesta quinta-feira contra a qualidade do transporte público. Eles reclamam que a Secretaria Municipal de Transporte deixou que as empresas diminuíssem os horários.
O distrito se queixa que a medida vem prejudicando dezenas de pessoas que trabalham na cidade, principalmente no comércio, e estudantes do ensino médio. Eles fecharam o acesso ao distrito e retiveram três ônibus.
Os moradores dizem que os ônibus que passam por Couto com destino a outras comunidades já trafegam superlotados. Por isso, transportam poucos moradores do local.(fonte a região)
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)




